O Janeiro Branco foi idealizado para conscientizar a sociedade quanto à relevância da saúde mental e do cuidado com as emoções visando ao bem-estar emocional. A mente, assim como o físico, requer cuidados especiais e um controle emocional efetivo. É a chave para se alcançar uma vida plena e cheia de realizações.
Esse mês visa, ainda, desmistificar os muitos tabus que envolvem o tema saúde mental que, infelizmente, continua sendo tratada como algo menor ou como fraqueza pessoal, falta de fé e outros estereótipos negativos que fazem com que muitas pessoas em sofrimento não tenham coragem de admitir o que sentem, nem de pedir ajuda.
A campanha explora a simbologia do mês de janeiro. Nessa época, as pessoas estão mais propensas a refletirem sobre suas vidas, suas relações sociais, suas emoções. Isso pode ser o começo para que busquem ajuda para enfrentar seus problemas psicológicos.
O Janeiro Branco, nesse sentido, tem um significado especial, pois vem ao encontro da necessidade de nos voltarmos para dentro de nós, ouvirmos ‘ruídos’ que sinalizam quando não estamos bem e buscar ajuda quando necessário.
A maioria das desordens mentais está ligada à depressão, ao estresse e à ansiedade. Uma das preocupações é a influência dessas crises depressivas sobre ideações suicidas ou atos concretizados.
Além da depressão, o alcoolismo, o isolamento social, as condições de trabalho ou ambiente escolar estressantes, as perdas recentes, os traumas de infância, a discriminação de qualquer tipo e/ou a dependência química também impactam a saúde mental e são razões para justificar a relevância do Janeiro Branco.
No universo corporativo, questões emocionais afetam diretamente a produtividade dos trabalhadores e são causas recorrentes de afastamentos. Além disso, doenças ligadas à mente têm se configurado na lista das que levam ao requerimento de auxílio-doença ou à aposentadoria por invalidez, nos casos mais extremos.
Algumas práticas contribuem não apenas para melhora da qualidade de vida como também para promoção da saúde mental. São elas:
- Evitar situações que gerem emoções negativas;
- Ter momentos de relaxamento para aproveitar o que a vida oferece de melhor;
- Valorizar o convívio social e familiar;
- Praticar atividade física regular, ter uma dieta saudável e cuidar da qualidade do sono.
A campanha permite trazer à tona que a saúde mental é um tema importante para todos os indivíduos e merece nossa atenção e nosso cuidado todos os dias, de janeiro a janeiro. Os sofrimentos psíquicos têm tratamento e podem ser prevenidos quando os riscos são percebidos.
Estar consciente de si e das situações e sintomas que afetam o seu bem-estar pode ser fundamental para que uma determinada condição não evolua para um sofrimento maior. Se precisar de ajuda, não tenha vergonha de procurar atenção especializada em saúde mental!