O pronto-socorro (PS) é o local adequado para atender casos de urgência e emergência, ou seja, pacientes que necessitam de cuidados imediatos por estarem com risco de vida e/ou de perda de alguma função, como infarto, derrames, fraturas, apendicite, entre outros diagnósticos.
Já no pronto atendimento (PA) são atendidos os casos de baixa e média complexidade, ou seja, que não têm risco de vida, como mal-estar, infecção urinária, vômito, tosse, sinusite. São situações em que o paciente pode aguardar um tempo maior para ser atendido.
Caso tenha dúvida sobre o especialista de que precisa consultar, marque uma consulta ou teleatendimento com clínico geral. Ele poderá indicar o especialista mais adequado para a sua condição de saúde. Essa atitude pode evitar a complicação do seu caso e, ainda, o uso desnecessário de procedimentos mais complexos.
Covid-19 ou influenza: o que fazer em caso de sintomas?
As duas doenças são provocadas por vírus que causam síndrome respiratória aguda com sintomas semelhantes: febre, coriza, congestão nasal, dor de garganta, dores musculares etc., fazendo com que muitas pessoas pensem estar com Covid-19, mas, na verdade, estão gripadas.
No caso de Influenza, normalmente, os sintomas são mais repentinos e, no Covid-19, as alterações mais comuns são: perda do paladar e olfato e diarreia. Mas o diagnóstico definitivo só é obtido por meio do teste.
Caso seja confirmado o diagnóstico de Covid-19, as recomendações gerais são: repouso, hidratação, medicação para alívio dos sintomas e isolamento social para evitar transmissão para outras pessoas.
Só vá ao PS caso sinta falta de ar, dificuldade de respirar e alimentar e/ou com confusão mental. Em crianças, fique atento aos sinais e sintomas: febre com erupção cutânea e tosse persistente, respiração rápida ou dificuldade para respirar, cianose (pele azulada ou acinzentada), ausência de lágrimas ao chorar (em bebês), vômito acentuado ou persistente, apatia ou dificuldade para acordar e/ou irritabilidade.
A imunização contra o Covid-19 e a Influenza já está disponível. Vacine-se!
E continue alimentando-se bem e mantendo-se hidratado. Além disso, evite locais fechados ou com aglomerações, mantenha o distanciamento social, a higienização frequente das mãos e o uso de máscara, cobrindo boca e nariz.