Mamografia aliado na detecção precoce do CA de Mama

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é um problema de saúde pública mundial e a principal causa de morte prematura entre as mulheres: uma em cada oito mulheres pode desenvolver o câncer de mama em qualquer momento da vida. A estimativa é de mais de 66.000 novos casos para este ano.

Os principais fatores de risco para a doença incluem história de menarca precoce (idade da primeira menstruação menor que 12 anos), menopausa tardia (após os 55 anos), primeira gravidez após os 30 anos, nuliparidade (mulher que nunca teve filhos), uso de contraceptivos orais (estrogênio-progesterona) e terapia de reposição hormonal pós-menopausa (estrogênio-progesterona).

A mamografia é a principal arma na luta contra o câncer de mama. Vamos, então, conhecer um pouco mais sobre esse exame:

O que é mamografia?

A mamografia é o exame de excelência utilizado como principal ferramenta para detectar precocemente o câncer de mama, antes mesmo de surgirem os primeiros sinais e sintomas.

É um exame radiológico de alta resolução, dotado de foco fino para ampliação, com sensibilidade e especificidade maior que 90%, em média, em termos de capacidade para detectar lesões mamárias. Quando utilizado como método de rastreamento, pode reduzir em até 25% a mortalidade.

Como é realizada a mamografia?

A mama deve ser posicionada entre as duas placas do mamógrafo, que emite o raio-X para gerar as imagens.

Indicação

O exame pode ser indicado como:

  • Rastreio, ou seja,como triagem para determinadas doenças e tem, portanto, um caráter preventivo. Nesse sentido, deve ser realizado:

– Em mulheres do grupo de risco – a partir dos 35 anos, anualmente;

– Em mulheres assintomáticas – a partir de 40 anos, anualmente;

–  Em mulheres assintomáticas – entre 50 e 59 anos, a cada dois anos;

– Antes do início de terapia de reposição hormonal;

– No pré-operatório de cirurgia plástica;

– Após mastectomia, na mama contralateral.

  • Diagnóstico:

– Em mulheres com sinais ou sintomas de câncer de mama;

-Em homens com sinais e sintomas de câncer de mama.

Preparo para o exame

No dia do exame, as axilas e as mamas devem ser lavadas com água e sabão. Não devem ser utilizados creme, talco ou desodorante, de modo a evitar resíduos na pele que podem interferir na avaliação do exame.

A mamografia não necessita de jejum para sua realização.  O exame dever ser marcado, se possível, entre o 5° e 10° dia após o início da menstruarão. Sempre levar exames anteriores. Mulheres com implante de silicone podem realizar o exame sem risco.

Não há necessidade do uso de colar protetor cervical para a realização do exame, pois o raio-X emitido pelo mamógrafo não causa câncer de tireoide.

O que fazer para deixar o exame mais confortável?

  • Por conta da compressão necessária da mama, o exame pode ser um pouco desconfortável. Sendo assim, deve-se evitar sua realização na semana que antecede a menstruação, pois a mama está mais inchada e sensível;
  • Evitar o consumo de alguns alimentos como café, chocolate e bebidas energéticas com cafeína, pois eles aumentam a sensibilidade das mamas;
  • Solicitar um analgésico para seu médico para tomar antes do exame.

Riscos da mamografia

A mamografia é considerada um exame seguro, não havendo qualquer relação com o surgimento de qualquer tipo de câncer.  

Impacto da mamografia na vida da mulher

A mamografia pode identificar anomalias antes mesmo dos primeiros sinais e sintomas, proporcionando um tratamento precoce do câncer em estágios menos avançados e, portanto, um melhor prognóstico da doença, com redução da mortalidade e aumento da sobrevida dos pacientes.