Junho Vermelho – Doação de sangue

A campanha Junho Vermelho, realizada por instituições públicas e privadas da área da saúde, visa angariar mais doadores voluntários de sangue. Ela busca conscientizar a população sobre a importância desse ato:  uma única doação de sangue é capaz de salvar até quatro vidas. No ano passado, devido à pandemia de Covid-19, houve uma redução de 20% no número de doações.

Junho é considerado o período de maior escassez nos estoques de sangue e por isso a campanha é realizada nesse mês. Além da proximidade das férias escolares, que levam muitas famílias a viajar, há um aumento da incidência de infecções respiratórias, propiciado pela queda das temperaturas, levando as pessoas a se recolherem, deixando-as menos propensas a sair de casa.

Pessoas que passaram por cirurgias e intervenções médicas de grande porte, com doenças crônicas graves ou com ferimentos extensos que necessitam de intervenção urgente, podem precisar de transfusão de sangue, e, desse modo, é de extrema importância que os bancos de sangue estejam com boa capacidade para suprir as necessidades desses pacientes.

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos e levar documento de identidade original com foto recente. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de terem ingerido bebidas alcoólicas.

A doação deve ser adiada, temporariamente, se o doador estiver com sintomas de gripe ou resfriado ou tiver tomado vacina recentemente. Quem contraiu a Covid-19 pode doar sangue, desde que respeite um período mínimo de 30 dias após a melhora completa de sintomas.

Estão impedidas de fazer a doação de sangue pessoas que tenham feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano, que tenham tido hepatite após os 11 anos de idade, que tenham realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses ou que sejam usuários de drogas ilícitas. Outros requisitos para doação são especificados no site da fundação Pró-sangue

(www.prosangue.sp.gov.br/artigos/requisitos_basicos_para_doacao.html).

A Fundação Pró-Sangue possui seis unidades de coleta localizadas na Região Metropolitana de São Paulo, além de outros hemocentros que não fazem parte da Pró-Sangue. Consulte os locais para doação: http://prosangue.sp.gov.br/hemocentros/.

Doar sangue é um ato de amor ao próximo e uma atitude que salva vidas.