Dezembro Laranja

Câncer de pele é coisa séria! No Brasil, 30% dos tumores malignos são de pele e a exposição solar é o principal fator de risco.

O câncer de pele é o mais frequente no mundo. Em dezembro, mês de início do verão, época do ano em que é registrado um aumento no número de casos, a campanha Dezembro Laranja alerta sobre os riscos dos tumores cutâneos, especialmente o melanoma que, apesar de ser menos frequente, é responsável pela maioria dos óbitos.

A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. A prevenção começa ainda na infância com o uso de óculos de sol, blusas com proteção UV e bonés ou chapéus. Deve-se evitar a exposição solar entre 10h e 16h e utilizar filtro solar, que deve ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver contato com a água.

Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, melhores são as chances de recuperação. Além de cuidados fotoprotetores, é recomendável consultar um dermatologista ao menos uma vez por ano, para fazer um mapeamento corporal generalizado e identificar possíveis riscos.