A fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória, caracterizada por dores musculoesqueléticas generalizadas, que afeta pessoas entre 35 e 60 anos, preferencialmente do sexo feminino (8 mulheres para cada homem). A doença atinge de 0,7% a 5% da população mundial.
Os sinais e sintomas mais importantes apresentados pelas pessoas acometidas compreendem: dor em todo ou qualquer parte do corpo por mais de três meses, pontos dolorosos na musculatura (18 pontos preestabelecidos), distúrbio do sono e fadiga, depressão ou ansiedade, alterações do hábito intestinal e falta de memória ou concentração.
O diagnóstico dessa doença é, eminentemente, clínico, pois não existe um exame específico para diagnosticar o problema. As pessoas que possuem os sintomas descritos acima devem procurar o médico reumatologista para uma avaliação mais detalhada do caso.
O tratamento inclui acompanhamento por equipe multidisciplinar (médico, fisioterapeuta, psicólogo), medicamentos, prática de atividade física e massagens.