Novembro Azul

campanha Novembro Azul tem como objetivo divulgar informações importantes sobre o câncer de próstata, doença que na maioria dos casos se desenvolve lentamente, sem apresentar sintomas, e conscientizar os homens sobre os cuidados a serem tomados para preveni-lo.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, junto com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

O câncer de próstata ocupa a segunda posição entre os tipos mais frequentes de câncer no Brasil. Entre os homens, é o câncer mais incidente em todas as regiões. Em 2020, ocorreram 15.841 óbitos em consequência da doença, equivalentes ao risco de 15,30 mortes a cada 100 mil homens. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado aumentam as chances de cura.

Assim como os principais tipos de câncer, a doença surge por meio da interação entre fatores ambientais e predisposição genética, resultando no crescimento anormal e incontrolável de células da próstata, levando à formação de tumores malignos. Os fatores de risco que predispõem ao seu desenvolvimento compreendem:

  • Idade: casos em indivíduos antes dos 40 anos são extremamente raros. O risco aumenta 40% em homens com mais de 50 anos e dobra para maiores de 65 anos;
  • Hereditariedade:  o risco da doença aumenta para homens que tenham um parente direto na família, como irmão, pai, tio ou avô com câncer de próstata;
  • Raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
  • Tabagismo: pode ser uma das causas do câncer de próstata. Além disso, o vício pode diminuir as possibilidades de uma recuperação e piorar o prognóstico em homens que desenvolvem a doença;
  • Alimentação:homens com dieta rica em carne vermelha, gordura, derivados do leite e pobre em legumes, frutas e outros vegetais podem ter o risco aumentado para a doença;
  • Sedentarismo e obesidade: estão relacionados a alterações metabólicas que podem ser responsáveis pela origem do câncer. Além disso, homens com sobrepeso costumam apresentar versões mais agressivas do tumor, fator que pode complicar o tratamento e diminuir as chances de cura.

Na sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e/ou presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Ele é confirmado pelo estudo histopatológico do tecido obtido pela biópsia da próstata (guiada pelo ultrassom trans retal), que deve ser considerada sempre que houver anormalidades no toque retal (cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal) e/ou na dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico).

Para se prevenir do câncer de próstata, deve-se realizar exames frequentemente e adotar hábitos saudáveis de vida. Desse modo, recomenda-se:

  • Realização anual de check-up;
  • Controle do colesterol, do diabetes e da pressão;
  • Prática regular de atividade física;
  • Adoção de alimentação equilibrada e manutenção do peso ideal;
  • Evitar cigarro e abuso de álcool.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como o estado de saúde atual, o estadiamento da doença e a expectativa de vida do indivíduo. Em casos de tumores de baixa agressividade, há a opção da vigilância ativa na qual, periodicamente, se faz um monitoramento da evolução da doença, intervindo apenas se ela progredir.

Agora que você conhece a importância da campanha Novembro Azul para garantir a saúde e o bem-estar do homem, procure atendimento médico para realizar os exames preventivos de forma regular a partir dos 50 anos – ou a partir dos 45 anos com fatores de risco – mesmo que não existam sintomas ou caso da doença em sua família. A prevenção é a melhor forma de garantir a qualidade de vida!