Maio Amarelo

Movimento Maio Amarelo chama atenção para o alto índice de acidentes em trânsito – 3ª causa de morte no Brasil

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente, discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Dados do Estado de São Paulo, em 2020, mostram o registro de mais de 72 mil ocorrências de acidentes com vítimas, segundo o Corpo de Bombeiros. Desse total, 997 vítimas foram a óbito e mais de 79 mil tiveram algum tipo de lesão.

A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) estima que cerca de 1,3 milhão de pessoas percam a vida anualmente em acidentes de trânsito e que entre 20 e 50 milhões sofram alguma lesão pelo mundo.

Acidentes de trânsito representam a terceira causa de morte no Brasil.

Fonte: maioamarelo.com