Dia Mundial da Saúde Bucal – 20 de março

A campanha objetiva informar sobre a importância da saúde bucal na manutenção da saúde integral e na qualidade de vida, não apenas no sentido de diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes, mas também reforçar a ligação de certas doenças bucais a outras como diabetes, cardiopatias, doenças respiratórias e alguns tipos de câncer. Os cuidados devem acontecer desde a infância até a terceira idade.

Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, a boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo, portanto, a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Depois dos intestinos, a boca é a cavidade com o maior número de bactérias. As doenças da boca têm ainda relação direta com o fumo, o consumo de álcool e a má alimentação.

Segundo dados da Federação Dentária Internacional (FDI), mais de 90% da população mundial irá sofrer alguma forma de doença bucal em suas vidas. Os problemas mais comuns são cáries, doenças periodontais e, na forma mais grave, câncer oral. Sendo assim, a primeira consulta odontológica deve acontecer a partir do nascimento do primeiro dente de leite. Quanto antes a criança fizer a primeira consulta com o dentista, mais facilmente ela vai incorporar hábitos saudáveis em seu dia a dia.

Os problemas bucais e dentários podem ser tratados ou prevenidos com uma rotina de cuidados diários, essenciais para manter a saúde da boca. São eles:

  • escovar os dentes de duas a três vezes ao dia e sempre após as refeições.
  • usar o fio dental diariamente.
  • limpar a língua utilizando um raspador.
  • evitar o consumo excessivo de doces.
  • utilizar cremes dentais que contenham flúor.
  • evitar o fumo e o consumo de bebidas alcoólicas.
  • visitar o dentista periodicamente, pelo menos uma vez a cada seis meses.

Lembre-se: cuidar dos dentes tem papel crucial na realização de atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança. Nada melhor do que uma boca saudável e um sorriso bonito, não é mesmo?

Fonte: http://www.saude.df.gov.br/dia-mundial-de-saude-bucal-lembra-da-importancia-de-cuidar-dos-dentes/