A data é celebrada para ressaltar para a população a importância de se manter os devidos cuidados com os dentes, por ser a saúde bucal crucial na manutenção da saúde integral e qualidade de vida. Segundo dados da Federação Dentária Internacional (FDI), mais de 90% da população mundial sofrerá alguma forma de doença bucal em suas vidas.
A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo. Além de exercer papel fundamental na fala, na mastigação e na respiração, ela mantém contato direto com o meio ambiente, sendo, portanto, a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde.
Desse modo, quanto antes realizarmos a primeira consulta com o dentista – preferencialmente desde o nascimento – mais facilmente os cuidados necessários para cuidar da saúde bucal serão incorporados.
Os problemas bucais e dentários mais comuns incluem:
- Cáries: desintegração do dente provocada pela higiene inadequada e a ingestão excessiva de doces e carboidratos.
- Lesões bucais e aftas: inchaços, manchas ou feridas na boca, língua ou lábios. Podem ser provocadas por herpes labial, candidíase (sapinho) e dentaduras mal ajustadas.
- Mau hálito: tem várias causas, dentre elas, a falta de escovação adequada e uso do fio dental, doenças sistêmicas (câncer, diabetes, problemas com o fígado e rins) e a saburra lingual (placa bacteriana esbranquiçada que aparece no fundo da língua, em direção à ponta).
- Gengivite: inflamação da gengiva provocada pela placa bacteriana.
- Placa bacteriana: é o conjunto de bactérias que colonizam a cavidade bucal. Ela se fixa nos locais de difícil limpeza, como a região entre a gengiva e os dentes ou a superfície dos dentes de trás, provocando cáries e formação de tártaro;
- Tártaro: é o endurecimento da placa bacteriana na superfície dos dentes.
Para diminuir o risco de desenvolvimento desses problemas, é fundamental a incorporação de bons hábitos de higiene oral, tais como: escovar os dentes sempre após as refeições, utilizar fio dental diariamente, limpar a língua utilizando um raspador, usar produtos de higiene bucal que contenham flúor para controlar as cáries, evitar o consumo excessivo de doces, o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas e visitar regularmente o dentista, seguindo suas orientações.
A frequência das visitas de rotina ao consultório odontológico varia de caso a caso. Uma pessoa jovem e saudável talvez precise ir uma ou duas vezes ao ano, mas uma pessoa com mais idade e menor habilidade para realizar os cuidados adequadamente, pode precisar ir a cada 3 ou 4 meses.