As festas de fim de ano costumam ser momentos marcados por diversas emoções e sentimentos que podem se manifestar de formas distintas nas pessoas. Em geral, são eventos associados a festividades e encontros com familiares e amigos, trocas de presentes, reflexões de suas conquistas, renovação de esperanças e criação de metas e planos futuros.
Essa ideia de um Natal perfeito ou uma entrada de Ano-novo feliz pode, no entanto, não estar associada a aqueles que não têm o mesmo contexto social, poder aquisitivo ou convívio familiar ou até mesmo que tiveram perdas de entes queridos e ainda não passaram um fim de ano sem essas pessoas. Sem contar as pessoas que perderam seus trabalhos e estão sem expectativas ou esperanças.
Esse processo vivido nas festas de fim de ano pode tanto fortalecer sentimentos de orgulho e gratidão como podem desencadear sensação de frustração e tristeza, quando os objetivos não foram alcançados.
Esse impacto emocional se manifesta de formas distintas nas pessoas, gerando sentimentos que vão desde ansiedade, alegria, euforia, otimismo até tristeza, frustação, desesperança, melancolia e fracasso, entre outros.
A expectativa de uma vida perfeita, que se apresenta em grande escala nas redes sociais, pode desencadear igualmente esses mesmos sentimentos.
Em suma, para muitas pessoas, essa época pode ser desafiadora do ponto de vista emocional. O contraste entre alegria e tristeza, esperança e desesperança, celebração coletiva e solidão, memórias afetivas do passado relacionadas a tradições familiares, a falta de pessoas queridas à mesa se tornam gatilhos emocionais.
Também temos que ressaltar o aspecto financeiro, que pode se tornar um estresse emocional, diante das expectativas de comprar presentes, preparar ceias maravilhosas e fazer viagens de fim de ano com a família e amigos.
Embora seja um momento de gatilhos e desafio emocionais, é possível passar por isso de forma mais amena, adotando algumas estratégias de proteção da saúde mental:
- Busque apoio emocional: Compartilhar sentimentos com pessoas próximas ajuda a aliviar o peso emocional.
- Respeite seus limites: Evite obrigações que causem desconforto ou desgaste.
- Priorize o autocuidado: Valorize suas conquistas e resgate memórias positivas.
- Desconecte-se: Reduza o tempo nas redes sociais para evitar comparações prejudiciais.
- Conecte-se com os outros: Oferecer apoio a quem está passando por dificuldades cria propósito e conexão.
Compreender o impacto emocional desse período é essencial para enfrentar os desafios de maneira saudável. Promover conversas abertas sobre saúde mental, especialmente dentro das empresas, pode fazer a diferença. Nós oferecemos palestras que ajudam colaboradores a lidar melhor com essas questões, contribuindo para um ambiente mais empático e acolhedor.
Comece o próximo ano cuidando de suas emoções e das pessoas ao seu redor. Entre em contato e saiba como nossas palestras podem transformar a experiência dos seus colaboradores.