Abril Verde: mês de prevenção, segurança e saúde no trabalho

O movimento Abril Verde foi instituído para conscientizar a população sobre a importância da segurança e saúde no trabalho, um tema que deve permanecer em debate por todo o ano. O mês foi escolhido porque o dia 28 é dedicado à memória das vítimas de acidentes e de doenças do trabalho.

O Brasil ainda enfrenta, anualmente, apesar das normas regulamentadoras, elevados números de acidentes de trabalho considerados como típicos de trajeto e doenças do trabalho. O último Anuário Estatístico de Acidente do Trabalho (AEAT) de 2020 registrou um total de 451.010 acidentes no Brasil, dos quais 1.937 foram a óbito.

Os acidentes de trabalho típicos são aqueles decorrentes da execução do serviço profissional, tais como: machucar-se manuseando uma máquina, cair de uma escada no local de trabalho, ser atingido por um objeto ao se deslocar dentro da fábrica etc. Os acidentes de trajeto são aqueles que ocorrem durante o deslocamento do colaborador entre sua residência e o local de trabalho e vice-versa.

As doenças do trabalho ou ocupacionais são aquelas produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar a determinado ramo de atividade. As principais são lesões por esforço repetitivo (LER), a asma ocupacional, causada pela exposição a diferentes agentes inalantes no local de trabalho, a surdez temporária ou definitiva decorrente de níveis elevados de pressão sonora, os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) e a antracose pulmonar, ou seja, a inalação de pequeníssimas partículas de carvão ou de poeira que se alojam ao longo do sistema respiratório.

Como os dados são preocupantes – o Brasil ocupa o quarto lugar no ranking mundial –, o objetivo é fazer com que a cultura prevencionista no ambiente de trabalho (trabalho saudável e sem acidentes) seja propagada e assimilada pelo maior número possível de pessoas e que cada vez mais esforços sejam feitos em torno do tema para reverter essa realidade. Nesse sentido, os profissionais prevencionistas ainda têm grandes desafios, entre eles:  gerenciar todas as categorias de riscos dentro das empresas e promover o atendimento às normas de segurança e saúde, de modo a que os trabalhadores realizem suas atividades de modo mais produtivo em condições adequadamente seguras e saudáveis.