No dia 11 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Obesidade e o Dia Nacional da Prevenção da Obesidade. A data visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção da obesidade.
A obesidade é decorrente de uma ingestão alimentar superior ao consumo de energia utilizada pelo organismo, para sua manutenção, e da falta de atividades físicas no dia a dia. Caracteriza-se pelo acúmulo de gordura no corpo e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema pandêmico, atingindo pessoas de todas as faixas etárias, gêneros e etnias ao redor do mundo. O excesso de peso atinge 55,4% dos brasileiros, percentual que varia de acordo com a faixa etária. É importante lembrar que crianças obesas têm um risco maior de se tornarem adultos obesos.
Trata-se de uma doença crônica e multifatorial: predisposição genética (família ou pais obesos), ansiedade, sedentarismo, hábitos de vida desregrados desde a infância e alimentação descontrolada (excessiva). Se não for adequadamente tratada, tende a piorar com o passar dos anos. Além de reduzir a qualidade de vida pode, predispor a doenças como hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares, musculoesqueléticas, asma, gordura no fígado, doenças psíquicas e emocionais e até alguns tipos de câncer.
A medida da circunferência abdominal também reflete indiretamente o conteúdo de gordura entre os órgãos da região. A OMS estabelece que medida igual ou superior a 102 cm em homens e 88 cm em mulheres já aumenta o risco de doenças ligadas ao coração. Para defini-la, basta posicionar uma fita métrica ao redor de sua barriga, na altura do umbigo.
Combater e prevenir a obesidade são, portanto, ações urgentes. A prevenção passa pela conscientização da importância da atividade física (corrida, dança, caminhada, ciclismo, entre outros) e de alimentação adequada (frutas, vegetais, carnes magras e massas integrais). O consumo de doces, alimentos industrializados e ricos em gordura, refrigerantes e bebidas alcóolicas deve ser evitado.
Visite seu médico regularmente e busque orientação de educadores físicos e nutricionistas para mudar o seu cotidiano. Planejar uma vida mais saudável é mais do que planejar uma vida mais longa: é planejar uma vida melhor!
Priorize a sua saúde, cuide bem do seu corpo!